Cinco dicas necessárias para o planejamento financeiro empresarial
A função social de uma empresa é garantir a qualidade dos seus serviços e produtos, o bem-estar dos funcionários e a satisfação dos clientes. Cada empresa possui setores responsáveis para administrar o cotidiano dos servidores e fazer com que os processos sejam executados. Em âmbito financeiro, uma organização possui grandes gastos. Por isso, o planejamento financeiro deve ser implantado.
Os gastos são definidos como todas as saídas de dinheiro da empresa e são setorizados em custos, despesas, investimentos e os não operacionais. Os custos se relacionam diretamente com a produção, como a compra de matéria-prima, manutenção da sede e o pagamento dos colaboradores. As despesas fazem parte da administração e do comercial, ou seja, entram na categoria gastos com mobiliário, material de escritório, telefone, internet e aluguel.
Já os investimentos são feitos com o objetivo de gerar retorno financeiro, como a compra de equipamentos que vão aumentar a produção local e os resultados da empresa. Por fim, os gastos não operacionais são classificados como os imprevistos.
Após identificar os gastos que uma empresa tem, a MKR Gestão e Finanças destaca a necessidade de um planejamento financeiro e como a falta dele afeta o financeiro da sua empresa, resultando em gastos desnecessários e dívidas pendentes.
O que é o planejamento financeiro empresarial
O planejamento financeiro empresarial é caracterizado pelo conjunto de ações, ferramentas e controles com o propósito de ajudar na organização, seja para redução de despesas ou de novos investimentos. É semelhante ao planejamento pessoal – quanto melhor você se programa, mais fácil fica de projetar algo.
Para começar um planejamento financeiro empresarial…
Existem passos a serem seguidos para desenvolver um planejamento financeiro empresarial. Veja as cinco dicas:
1 – Faça o levantamento da situação atual
O primeiro passo é entender o posicionamento da sua marca no mercado e conhecer as forças e fraquezas da sua organização, bem como as oportunidades e ameaças do mercado. Com esses dados transcritos, é possível saber o valor de investimento que a companhia tem e os gastos fixos.
2 – Defina suas metas
Saber aonde quer chegar em curto, médio e longo prazo ajuda a enxergar com clareza o quanto de dinheiro será preciso para atingir os objetivos.
3 – Crie um plano de ação
Após ter detalhado as informações da empresa e definido as metas, chegou a hora de agir. Nesta etapa, será definido como as metas serão alcançadas. Anote o passo a passo do que será preciso fazer.
4 – Elabore uma orçamentária anual
Definir todo o orçamento do ano seguinte é uma estratégia que facilita as ações mensais. As informações que devem constar no documento são os limites dos gastos e quais os investimentos serão feitos. Faça projeções de vendas!
5 – Preveja cenários alternativos
Após as projeções baseadas em dados, fazer uma previsão de possíveis cenários pode te ajudar a deixar tudo preparado, caso ocorra algum imprevisto. O ideal é criar ao menos dois cenários alternativos: o otimista e o pessimista, um quando as expectativas são cumpridas e outro quando elas não são atingidas, respectivamente.
MKR Gestão e Finanças em parceria com sua empresa
A falta de planejamento resulta em gastos mais elevados, gerando dívidas e juros abusivos. Além disso, empresas que não fazem sua organização financeira, estão propícias a serem afetadas pelas crises econômicas e pelas oscilações na economia. Também passam por dificuldades de crescimento e de fidelização dos clientes.
Você que chegou agora ou já acompanha nosso blog com frequência, lembramos que, além de prestar consultoria para as pessoas físicas, a MKR Gestão e Finanças também atua para recuperar financeiramente as empresas, e caso seu problema seja com dívidas bancárias, redução e negociação de dívidas. Conheça a Sem Dívidas Bancárias Nós seremos o caminho entre você, sua empresa e o banco. Faça contato e veja como conseguimos fazer os melhores acordos financeiros, sem que você saia no prejuízo.