Veja dicas para evitar o estresse financeiro na sua empresa
A preocupação com as finanças é um fator que pode abalar diversos aspectos na vida de alguém. A MKR Gestão e Finanças já abordou em um artigo a conexão entre os problemas financeiros e a saúde mental, e dessa vez, vamos identificar como a dívida interfere negativamente no cotidiano de trabalho, bem como a importância da orientação financeira direcionada aos funcionários.
O estresse financeiro é associado ao medo de enfrentar instabilidades com o dinheiro. Um trabalhador que já possui dívidas extensas não desenvolve suas funções com qualidade e, pela falta de atenção, se torna propício à possíveis riscos de acidentes no trabalho. Além da ansiedade, sintomas físicos como insônia, taquicardia e depressão podem surgir e atrapalhar o foco da produção diária.
Uma pesquisa realizada em 2019 pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress, de Campinas, apontou que a dificuldade financeira é a situação que mais afeta o emocional de 34% dos 2,9 mil adultos entrevistados. Por isso, em âmbito profissional, os executivos devem se atentar ao quanto ela interfere na produtividade e encontrar uma maneira para auxiliar a quitação das dívidas dos colaboradores.
Com essa situação, as empresas estão se mobilizando para oferecer programas e consultorias para organizar as finanças e sanar as dívidas dos funcionários. A eliminação das pendências financeiras resulta em alta performance por parte do trabalhador, bem-estar, motivação e aumento significativo da produtividade.
Mais do que instruir um funcionário, é fundamental que os programas o direcionem para resoluções concretas dos problemas financeiros. Antes de desenvolver um projeto, existem assuntos específicos que devem ser lembrados. Veja os tópicos:
- Gestão e pagamento de dívidas bancárias;
- Auxílio no controle de gastos;
- Planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo;
- Negociação de contratos bancários;
- Orientação sobre investimentos.
1 – Identifique o que cada funcionário precisa
Para desenvolver um programa de bem-estar financeiro, a primeira ação a ser feita é identificar as prioridades e dificuldades do funcionário. Opte por fazer pesquisa interna a respeito de dívidas, gastos e investimentos para analisar a situação de cada pessoa.
2 – Analise o que a empresa pode fazer
Após realização da pesquisa interna, conheça o que a sua empresa pode fazer pelo funcionário. Analise orçamentos e avalie questões de salário e benefícios que já são disponibilizados.
3 – Defina os principais benefícios
Com a análise de perfis dos colaboradores e das empresas, decida qual ação deverá ser priorizada. Entre elas, oferecimento de consultoria para eliminar as dívidas.
4 – Faça os funcionários se engajarem
O passo seguinte é divulgar e fazer com que os funcionários participem. Crie campanhas internas criativas e motivadoras ressaltando o propósito da empresa.
5 – Acompanhe o desempenho
Depois de todos os processos definidos, veja como as ações estão sendo executadas e se o funcionário está mais tranquilo com a situação financeira.
Conheça a Consultoria em Performance Empresarial
Muitas empresas perdem tempo, dinheiro e principalmente profissionais que poderiam ser muito valiosos para o seu crescimento, por não investir em processos, procedimentos e organização. Construir um planejamento estratégico, plano de ação e definir uma cultura forte fará com que a sua empresa cresça e desenvolva profissionais melhores.Fale com a Sem Dívidas Bancárias
Muitas pessoas ainda sentem receio e vergonha de compartilhar informações sobre o salário e dívidas pendentes, o que dificulta ainda mais a organização financeira. Estar negativado pode parecer uma situação sem solução, mas ela pode ser resolvida. Para te ajudar no processo de direcionamento e quitação das dívidas, a Sem Dívidas Bancárias oferece consultorias e soluções para seus problemas.